Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto: Desigualdades Sociais no Brasil

Colégio Mãe da Divina Providência
 
        
      
XI MOSTRA LITERÁRIO-ARTÍSTICO - CULTURAL






DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL
5º A  e B

Introdução

A divisão de indivíduos a partir das classes sociais demonstra a desigualdade existente em um mesmo território, seja ela econômica, profissional e até mesmo de oportunidades. Como fato normal (como é encarado na atualidade), pode-se perceber claramente em organizações a diferença entre pessoas de classes sociais altas e baixas. São pessoas muito bem vestidas, atualizadas e portadoras de grande conhecimento em oposição a pessoas mal instruídas que somente conseguem acatar ordens, sem ao menos poder opinar sobre o resultado do trabalho a ser executado, por falta de conhecimento.
A chegada do capitalismo fez com que as diferenças entre pessoas ficassem em evidência, pois as pessoas que tinham condições para estabelecer ordens e possuir funcionários compunham a classe alta enquanto aqueles que recebiam e executavam as ordens preenchiam a classe média e baixa de acordo com seu grau de instrução e sua remuneração.
Dessa forma, pessoas que não conseguem estudar e melhorar suas condições de vida infelizmente torna-se cada vez mais atrasadas, resultando na dificuldade em conseguir emprego e renda, em contrapartida, as pessoas com grau de instrução melhor tende a cada dia mais se atualizar e renovar seus conhecimentos, fazendo com que suas oportunidades sejam mais amplas. É o que diz o velho ditado popular: “O rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre.”
Justificativa:
Promover a cidadania é de fato o caminho para resolver, pelo menos dentro dos limites aceitáveis, os problemas da desigualdade social brasileira. Não que estas questões possam ser consideradas aceitáveis, mas porque são muitos séculos e situações que provocaram essa realidade. Para entender a origem de tais disparidades no Brasil é necessário introduzir uma perspectiva mais ampla, abrangendo o passado histórico, sem desconsiderar as dimensões continentais do país. A família, as solidariedades e as políticas sociais debatem-se com este desafio, procurando encontrar as melhores soluções e as respostas mais adequadas à diversidade dos problemas inerentes.
Encontra-se no mundo um contraste alarmante, enquanto milhões de pessoas passam fome, uma minoria usufrui do progresso e da tecnologia que a sociedade oferece.
O Brasil, desde seu descobrimento, traz consigo esta deplorável marca da desigualdade social. A herança das diferenças sociais, da escravidão, do preconceito, do racismo, data do descobrimento e foi deixada pelos então proprietários de terras e governantes que trouxeram para a nova terra os marginalizados portugueses, os africanos que escravizaram e humilharam, os italianos e outros imigrantes que não eram vistos com bons olhos pelos senhores feudais. Daí a origem da desigualdade social brasileira que permanece e se expandiu de tal forma que chega a ser quase irremediável nos dias atuais.
As populações mais pobres não têm ascensão no mercado de trabalho. Com o processo de urbanização, a modernização do setor agrícola e a industrialização no espaço urbano grande parte da população rural migrou para as cidades à procura de empregos e melhores salários.
O Brasil não é um país pobre, mas possui uma população pobre, devido à má distribuição de renda e riqueza, sendo que se pode considerar a desigualdade social como um dos principais determinantes da pobreza no Brasil.
Os negros ainda têm muita dificuldade de se promoverem, os índios foram quase dizimados e excluídos da sociedade, a mulher demorou em conquistar um lugar de mais destaque no sistema machista e patriarcal, sistema este que só agora está se modificando. Também os nordestinos podem ser incluídos nesta categoria de excluídos. Eles que ajudaram a construir São Paulo não encontram um espaço para construir suas casas, restando-lhe as favelas ou o retorno para a miserável vida no Nordeste.
Por tudo isso é que queremos conscientizar os alunos para que possam conhecer as duas faces da sociedade brasileira e reconhecer os motivos que levam a esta situação tão grande de desigualdade social, através de pesquisas, debates debate e troca de idéias, para  que os alunos se apropriem dessa informação e que no futura possam fazer algo de real para que diminua essa desigualdade tão evidente em nosso país.
Metodologia:

 Os alunos farão pesquisas sobre as desigualdades sociais no Brasil, com ênfase nos motivos que levarão a essas diferenças tão grandes.
Confeccionarão cartazes com frases de conscientização e imagens sobre a FOME, MISÉRIA, RACISMO, PRECONCEITOS: RACIAL, DA MULHER, INDÍGENA, SOCIAL, PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
Produção textual com o título “Como diminuir as desigualdades sociais?”
Construção de maquetes que represente a sociedade rica e poderosa e sociedade que representadas pelos pobres e favelados.
Confecção de bonecos e sinaleiro, para representar os meninos de rua e os que trabalham nos semáforos.
Mural com as fotos do Projeto Social realizado na APAE.

Recursos:
  • 18 cartolinas;
  • Folhas A4;
  • TNT;
  • Espumas pra encher bonecos;
  • Tintas guaches e pincéis;
  • Folhas de papel pardo;
  • Fotos;
  • Fita crepe;
  • Canetão ou canetinhas;
  • Tesouras e
  • Papelões

Cronograma:
 Será realizado durante o 2º bimestre e 3º bimestre.

Avaliação:
           
Os alunos serão avaliados em todo o envolvimento com o tema e a realização das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário