Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estimativa de resultados por aproximação

Conteúdo
Operações com Números Naturais

Objetivo
- Resolver problemas que envolvam a elaboração de diferentes estratégias de cálculo aproximado para resolver questões que não precisam de um cálculo exato.

Anos
4º e 5º.

Tempo estimado
Um bimestre.

Material necessário
Lápis e papel.

Desenvolvimento
Geralmente na escola pedem-se respostas exatas para os problemas.

A sequência a seguir vai quebrar essa rotina e exigir um raciocínio baseado em cálculos com números redondos para facilitar e agilizar a operação com números quebrados. Se os alunos de 4º e 5º anos já têm o hábito de utilizar o algoritmo, diga que não é permitido fazer contas convencionais. Por isso, nada de lápis e papel.

Deixe claro para a turma que nas estimativas, dependendo do grau de aproximação a que se chega, várias respostas podem ser válidas e que, no dia a dia, essa estratégia é usada em cálculos aproximados e para antecipar e controlar os resultados de cálculos exatos.

Para turmas do 1º ao 3º ano, substitua os números dos problemas aqui apresentados por outros com dois algarismos, mais simples de trabalhar.

Organize a discussão sobre os procedimentos antes de seguir com a sequência. No debate, a turma perceberá que quem chegou mais próximo do resultado fez operações com as dezenas e não somente com as centenas. Proponha aos alunos responder sem fazer cálculo exato nem mostrar as possíveis resoluções:

a. 235 + 185 é maior ou menor que 500?

b. 567 – 243 é maior ou menor que 300?

c. 418 + 283 é maior ou menor que 600?

d. 639 - 278 é maior ou menor que 400?

Avaliação
Proponha várias situações nas quais os estudantes precisem recorrer às estratégias que foram discutidas no decorrer das atividades, por exemplo: para cada um dos cálculos a seguir, você vai encontrar três opções. Sem fazer a conta, analise cada uma delas e marque a que achar que mais se aproxima da correta.


a. 235 + 185 = ( ) 620 ( ) 320 ( ) 430
b. 567 – 243 = ( ) 464 ( ) 264 ( ) 364
c. 186 + 238 = ( ) 434 ( ) 224 ( ) 324
d. 639 – 278 = ( ) 351 ( ) 461 ( ) 261

A elaboração de argumentos que justificam os resultados não está ligada à sorte (chute), mas ao uso de procedimentos baseados nas propriedades matemáticas. Por isso, solicite aos alunos que digam como pensaram para explicá-las. Faça circular as diversas estratégias, anotando no quadro os principais procedimentos para que todos copiem em seus cadernos e os utilizem em outras situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário