Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lixo, tonelada de problemas

Introdução
Residimos na cidade de Primavera do Leste, Município pertencente ao Estado de Mato Groso e localizado no Centro Oeste do Brasil, região sudeste matogrossense e a leste de Cuiabá, tem o clima tropical e a altitude de 636 m, com a area preliminar de 5.664 km2 e a população no ultimo censo de 2009 está estimada pelo IBGE como sendo o total de 46.933 habitantes, uma cidade bonita e aparentemente boa pra se viver, mas com o mesmo problema de outras cidades que é o lixo.
A reciclagem, hoje, enfrenta grandes problemas em sua implantação, devido ao seu alto custo. É chegado o momento de discernir se o custo financeiro é maior do que o custo ambiental e até quando o planeta e a qualidade de vida da população serão prejudicados em benefício de alguns que detém o controle econômico.

Desenvolvimento
De acordo com nossa pesquisa, observamos que não existe qualificação do lixo, mas são coletadas de várias maneiras.
A empresa Prima -Teles que é uma empresa particular emprega e mantém a seu comando cerca de vinte e cinco famílias que sobrevivem das coletas seletivas de lixos recicláveis, e coletam a quantia diária de aproximadamente quatrocentos a quinhentos quilos de materiais por dia.
Algumas famílias que são diaristas, recebem o valor de vinte e cinco reais e outras que fazem as coletas programadas e vendem para a empresa no valor de um real e oitenta centavos o quilo dos produtos conforme classificação. Esta empresa revende o material reciclável para outras empresas que no nosso caso são empresas do Estado de São Paulo, do Estado do Paraná e também uma empresa de Campo Grande no Mato Grosso do Sul que é a METAP, uma empresa recicladora.
A empresa particular existente na nossa cidade é a Reciclado Hazela, essa também faz sua coleta de forma parecida com as primeiras, e com isso existe um montante de mais ou menos trinta famílias que fazem o trabalho de coleta, da mesma forma acontece, algumas famílias são diaristas e outras coletam por conta própria e vendem os produtos por quilo, com o mesmo valor de outra empresa.
Outra empresa que não foi possível identificar o nome, busca os materiais recláveis separados nos mercados e supermercados da cidade, estes por sua vez após separar os meteriais ligam para que um dos representntes da empresa venh pegar todo o material separado. Por sua vez existem algumas empresas de grande porte que separam o lixo e também ligam para que façam a retirada dos materiais do pátio ou galpão, também têm fazendeiros que separam o lixo reciclável nas fazendas e trazem para essa empresa vender. Essa empresa coleta aproximadamente duas toneladas de lixo reciclável por dia, que é vendido exclusivamente para recicladora METAP de Campo Grande Mato Grosso do Sul.
Durante a pesquisa constatamos que a maior parte do lixo de nossa cidade é coletado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de obras. Essa secretaria coleta o lixo orgânico, mas vai junto todo tipo de lixo, reciclável ou não são prensados juntos pelos caminhões e é levado para o aterro sanitário.
Segundo informações obtidas é coletado aproximadamente sessenta toneladas de lixos misturados por dia, e que existem várias famílias particulares que por sua conta e risco trabalham no aterro sanitário para separação do lixo que em média obtem oito toneladas de lixo reciclável por dia e o restante são jogados no aterro, com uma porcentagem de 12% de lixo reciclável e 88% de orgânico e os outros “lixos” são jogados no aterro sanitário, a forma com que chega o restante do material dentro dos caminhões não apresentam a menor condição para fazer o aproveitamento ou de simplesmente ser separado na sua totalidade.
O Prefeito municipal criou uma portaria com o número 180/2008. Portaria essa que criou a Coordenadoria de Meio Ambiente.
Procuramos informações nessa coordenadoria e soubemos que existe uma lei para a coleta, só não são cumpridas, ou seja, sem obrigatoriedade. Essa coordenadoria não participa das coletas e também não opinam sobre a melhor forma de fazer esses trabalhos. Fomos informados que existem vários projetos prontos, mas não os vimos no papel e nem tão pouco em prática, dificil é encontrar alguém para explicar o porquê da distancia que o poder executivo tenta manter do problema que agora é de todos.
O lixo hospitalar fica por parte do gerador, pois é ele o responsável por encaminhá-lo ao destino exato e coerente. As empresas que trabalham no município são CGR, Centro Oeste Ambiental, UTARP e outras, todas do município vizinho Rondonópolis.
A evolução tecnológica atual ainda não propicia um grande aproveitamento do lixo restando sempre um grande resíduo final que precisará ser armazenado até que uma utilidade seja atribuída a ele.
Atualmente não somente em Primavera do Leste, mas em todo Brasil os lixões, a céu aberto, têm sido o local de armazenamento e se mostram altamente ineficientes, sendo o aterro sanitário a solução provisória mais conveniente. Considerações devem ser feitas aos aterros, devido ao seu grau de periculosidade para o solo e as águas, necessitando de estudos rigorosos do tipo de resíduo a ser aterrado e do local destinado para isso.




Conclusão
Portanto, esse é um assunto que não termina aqui, pois nada está resolvido, pelo contrário, temos ciência de que o poder executivo do município deve tomar providências urgentes quanto a coleta executada de forma incorreta, basta observarmos que se algumas famílias conseguem sobreviver da coleta seletiva e do aproveitamento dos materias que são jogados fora. Está fácil resolver parte desse problema, nesse sentido o lixo não deve ser tratado como um problema isolado, pois o mesmo pode causar diversos prejuízos, não só a saúde humana, mas a todo Meio Ambiente. Se somos seres racionais, por que não pensar no nosso futuro e no amanhã de nossos filhos e netos?
O problema é constrangedor e precisa de mobilização da comunidade e das autoridades para agilizar o processo de resgate da qualidade de vida do homem e de seu meio. campanhas que orientam a comunidade, debates nas escolas, fiscalização dos lixões, construções de aterros sanitários, implantação da coleta seletiva em todo o município de Primavera do Leste, são algumas das primeiras atitudes que deveriam ser tomadas pelas autoridades, além do incentivo aos grupos ambientais locais que poderiam ajudar na tarefa de fiscalização e divulgação para a sociedade das campanhas desenvolvidas. se a comunidade e as autoridades locais trabalharem juntas poderão aumentar o padrão de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário