Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os movimentos sociais e a república

Conteúdo
História das relações sociais, da cultura e do trabalho
Objetivos
- Identificar as diferenças entre o projeto de república que se pretendia construir e as demandas sociais.
- Analisar os levantes como uma forma legítima de pressão e compreender que suas definições estão atreladas a interesses de grupos sociais.

Ano
9º.

Tempo estimado
12 a 14 aulas.

Material necessário
Título I da Constituição Federal de 1988.

Flexibilização
Os alunos com deficiência visual participam ativamente do debate. Para que falem sobre escravos e imigrantes, questione a turma sobre a descendência de cada um. As principais informações discutidas são registradas no quadro para que o aluno cego possa fazer anotações em braile. A linha do tempo, assim como a Constituição devem ser entregues ao aluno antecipadamente, para que ele estude o material em casa, antes das aulas. A Constituição está disponível em áudio na internet. As respostas em grupo podem ser feitas em uma aula para que sejam trocadas com os colegas na aula seguinte. O professor da sala de recursos pode ajudar nessa transcrição do texto dos alunos videntes para o braile e vice-versa. Amplie o tempo das atividades caso julgue necessário para que o estudante acompanhe todas as etapas.

Desenvolvimento
1ª etapa
Converse com os estudantes para elaborar um quadro espacial, social e cronológico do Brasil na passagem do século 19 para o 20. Dirija as falas para questões que envolvam o processo de inserção dos ex-escravos na sociedade. Os jovens têm de perceber que não bastava libertá-los: era preciso inseri-los socialmente com trabalho. Outro assunto da conversa deve ser o movimento migratório. Relacione-o com a substituição da mão de obra escrava e o contexto da Europa Ocidental. Explicite também o início do processo de industrialização e urbanização: já em meados do século 19, o assunto sofre influência de ideologias europeias. Tudo isso marcou os movimentos sociais no início da República. Fale sobre a distância (geográfica e social) entre sociedade civil e governo. Discuta de que forma a proclamação da república pode ter alterado o cotidiano da população. Destaque a diferença entre proclamação e construção da república: é nesse contexto que surgem os movimentos a estudar.

2ª etapa
Apresente uma linha do tempo com os movimentos sociais da República Velha (use como referência a linha do tempo da reportagem "As mobilizações sociais no início da República"). Explicite os agentes históricos e os locais. Cuide para que a turma não julgue que as informações já discutidas são as causadoras dos conflitos. Elas são parte do contexto.

3ª etapa
É hora de os alunos, divididos em grupo, realizarem seminários sobre os movimentos. Elabore questões para norteá-los. "Qual a importância da religiosidade na organização da Guerra do Contestado?" e "Como se caracterizava o comportamento das elites econômicas rio-grandenses no episódio da Revolução Federalista?".

4ª etapa
Ainda reunidos, os grupos devem responder por escrito como os movimentos sociais contribuíram para a realização do projeto republicano. Instrua a troca de respostas para que as formulações sejam analisadas. Ajude a eliminar pontos equivocados e destacar dados relevantes. Organize a devolução dos textos e a leitura.

5ª etapa
Reapresente a linha do tempo e discuta a proximidade temporal dos movimentos. Peça que respondam em duplas: "O que era o Brasil no início do século 20? Um novo país republicano ou um conjunto de revoltas que demonstravam descontentamento? Ou ambas as coisas?". Solicite a socialização das respostas a fim de que fique claro o quadro de convulsão social em um país que ainda não se via como tal.

Avaliação
Levando em conta o trecho da Constituição, peça que todos expliquem individualmente, e levando em conta a época e os movimentos, qual o sentido de "união indissolúvel" e o que quer dizer "todo poder emana do povo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário